Exercício de levantamento (TERRA e STIFF)

Algumas pessoas fazem uma pequena confusão entre o levantamento terra e o stiff pela semelhança do movimento. Mas há  diferença tanto no objetivo da musculatura trabalhada e a técnica de execução do exercício propriamente dito.

Apesar do stiff ser tão antigo quanto o levantamento terra, ainda encontramos dúvidas com relação à correta execução desses exercícios. Vou tentar mostrar a diferença entre eles e assim acabar definitivamente todas as dúvidas.

Ambos exercícios são considerados básicos por terem como característica o peso livre, mas não são exercícios considerados simples, pois são compostos com funções multi-articulares, ou seja, que envolvem vários seguimentos articulares para promoverem sua execução.

LEVANTAMENTO TERRA;

A execução acontece da seguinte forma:

Em pé de frente à barra, com pernas levemente afastadas, segure a barra na posição de pegada. Esta poderá ser feita utilizando um braço em pronação e o outro em supinação (pegada power invertida) ou ambos os braços em pronação (pegada clássica).

Observe a imagem:

Com os membros inferiores flexionados com inclinação do tronco um pouco para frente, mantenha a postura da coluna fixa durante todo o exercício, em hipótese nenhuma se pode curvar a coluna.
Com mãos afastadas aproximadamente na largura dos ombros, inspire o ar, estenda as pernas e coluna até a posição vertical, mantendo as costas sempre fixas. As próximas etapas consistem em expirar o ar, retornando a posição inicial (flexionando os joelhos), sem repousar a barra no chão.

Em alguns casos, a barra até pode tocar levemente o solo, mas sem que ocorra o repouso prolongado e recomeçando todo o processo de execução.

Musculos envolvidos: 

STIFF (levantamento terra com as pernas estendidas);

A execução acontece da seguinte forma:

Fica-se de pé em frente à barra, com os pés levemente afastados e joelhos estendidos. Incline o tronco a frente mantendo as costas arqueadas, e sempre que possível mantenha os joelhos estendidos.
A pegada poderá ser feita utilizando um braço em pronação e o outro em supinação (pegada power invertida) ou ambos os braços em pronação (pegada clássica).
As mãos devem ficar afastadas, aproximadamente na largura dos ombros. Inspire, estenda a coluna ate a vertical, sempre com as costas fixas.

Ao executar um exercício de levantamento,  jamais deve-se curvar as costas durante o movimento, pois a  má execução deste tipo de exercício causa uma sobrecarga excessiva na coluna vertebral, podendo ocasionando lesões.

Musculos envolvidos:

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.